IDNLearner.com, a comunidade de troca de conhecimento. Pergunte qualquer coisa e receba respostas completas e precisas de nossa comunidade de profissionais especializados em diversos temas.

O Aconselhamento Psicológico consiste em prática muito útil para a assistência em saúde, sendo, inclusive, utilizado no SUS, em vários espaços, a exemplo dos CTA´s – Centros de Testagem e Aconselhamento. Para o Ministério da Saúde, o

aconselhamento pode ser definido como um processo de “(...) escuta ativa, individualizado e centrado no cliente. Pressupõe a capacidade de estabelecer uma relação de confiança entre os interlocutores, visando ao resgate dos recursos internos da pessoa atendida, para que ela mesma tenha possibilidade de reconhecer-se como sujeito de sua própria saúde e transformação” (MS, 1997). Analise as afirmativas abaixo, considerando o aconselhamento em DST/AIDS e as visões dos estudiosos da área sobre a referida prática, como Filgueiras, Deslandes, dentre outros.



1. Objetiva a redução do nível de estresse; reflexão que possibilite a percepção dos próprios riscos e a adoção de práticas mais seguras; adesão ao tratamento; comunicação e tratamento de parceria(s) sexual(is) e de parceria(s) de uso de drogas injetáveis.



2. Considerando uma relação educativa diferenciada, o conteúdo informativo não se perde em discursos generalizantes e impessoais, mas é apreendido por meio das reflexões que se voltam às tomadas de decisões e atitudes situadas no contexto das vivências do seu interlocutor.



3. A prática do aconselhamento psicológico se utiliza de uma relação educativa entre o profissional e o interlocutor, pois a relação estabelecida entre ambos é baseada, primordialmente, na impessoalidade e na generalização dos fatos, considerando o tempo de estabelecimento de vínculo entre o profissional e o usuário e o fato de que a tomada de decisões exercida pelos interlocutores considera, apenas, os significados subjetivos que estes atribuem ao problema.



4. O Aconselhamento Psicológico para portadores de DST/AIDS não tem como objetivo oferecer ao usuário a escolha sobre as opções de prevenção mais convenientes para si, mas fornecer opções mais viáveis para sua prevenção, considerando seu estado de saúde bem como buscar a sua adesão ao tratamento e redução de estresse.

Estão corretas, apenas, as assertivas:

Escolha uma:
a.
1, 2 e 3.

b.
1 e 3.

c.
1, 2 e 4. *********Correto

d.
1 e 4.

e.
1 e 2.


Sagot :

Resposta:

1, 2 e 4.

Explicação:

Corrigido pelo AVA.