IDNLearner.com, um espaço para troca de conhecimento. Nossos especialistas estão sempre dispostos a oferecer respostas profundas e soluções práticas para todas as suas perguntas.

Breve explicação
ESCOLHER UM CONFLITO E PESQUISAR.
Período do Conflito.
Motivos do conflito.
Fim do conflito.

BIOGRAFIA.

ESCOLHA UM DOS TEMAS DE TRABALHO PROPOSTO ABAIXO.

Conflitos mundiais recentes:

Estado Islâmico
Primavera Árabe
Conflitos do Oriente Médio
Conflito Árabe-Israelense
Conflitos do Afeganistão
Ira e Eta
Guerra no Iraque
Guerra do Afeganistão
Guerra na Síria
Segunda Guerra do Golfo
Guerra da Coreia
Guerra de Kosovo
Guerra do Golfo
Guerra do Vietnã
Conflitos na África
Geopolítica do Petróleo e o Oriente Médio


Sagot :

Resposta:

O conflito teve início dia 20 de Março de 2003, quando a coalizão militar multinacional encabeçada pelos Estados Unidos e Inglaterra, amparadas por contingentes da Austrália, Dinamarca e Polônia, invadiram o Iraque.

Seu término foi somente em 15 de dezembro de 2011, com a saída das ultimas tropas estadunidenses.

Com a derrota de suas forças, Saddam Hussein (1937-2006) foge. Por fim, ele foi capturado pelas forças da coalizão e processado por crimes contra a humanidade e condenado à pena de morte.

As forças de ocupação buscaram iniciar os processos democráticos para consolidar um governo sob a égide do Ocidente.

Contudo, não impediram a guerra civil entre iraquianos xiitas e sunitas, muito menos as operações da Al-Qaeda naquele país.

Motivos da Guerra do Iraque

A principal alegação dos invasores foi que o regime de Saddam Hussein estava desenvolvendo armas químicas e biológicas para serem fornecidas a terroristas inimigos dos EUA.

A inteligência norte americana (CIA) afirmava haver indicações claras da ligação entre o regime do ditador iraquiano e a Al-Qaeda.

Em fevereiro de 2003, os inspetores da ONU vasculharam o Iraque e concluíram que não havia nenhum indício da presença ou produção de armas de destruição em massa em território iraquiano.

A despeito das resoluções da ONU, ainda em 2002, o presidente George W. Bush ameaça atacar o Iraque, caso esse não destruísse seu arsenal militar.

Como não havia arsenal para destruir, o governo estadunidense buscou apoio dos britânicos, os quais, juntos, lideraram a invasão militar do Iraque em março de 2003.

Note ainda que a guerra traria grandes lucros para as nações envolvidas na ocupação. Ela significou o controle das reservas de petróleo em território iraquiano, bem como a reconstrução bilionária daquele país destruído, tudo a cargo de empreiteiras da coalizão.

Antecedentes da Guerra do Iraque

É preciso destacar também alguns fatos históricos que antecederam a Guerra do Iraque.

Em primeiro lugar, a Guerra do Kuwait, iniciada em agosto de 1990 na região do Golfo Pérsico, quando forças militares do Iraque invadem o Kuwait.

Isso desencadeou o processo que formou a primeira coalização de forças de países ocidentais liderados pelos Estados Unidos e Grã-Bretanha e países do Médio Oriente contra o regime do ditador Saddam Hussein. Por fim, ele foi derrotado e aceitou os termos de rendição.

Os ataques aos edifícios do World Trade Center em 11 de setembro de 2001 serviram também de pretexto para o governo estadunidense endurecer sua linha antiterrorista.

Um ano e meio depois, resultou na invasão do Iraque. O fracasso em localizar Bin Laden direcionou o foco dos EUA contra outros possíveis inimigos dos EUA, conhecidos como o Eixo do Mal (Iraque, Coreia do Norte, e Irã), do qual o Iraque estava no topo da lista.

Resposta:

que onda é essa meu irmão