Faça perguntas e obtenha respostas de especialistas no IDNLearner.com. Junte-se à nossa comunidade de especialistas para encontrar as respostas que você precisa em qualquer tema.

05. Analise o texto sobre a questão de gênero no mundo do trabalho: No Brasil, quanto à composição da PEA (população economicamente ativa) por gênero, é possível notar certa desproporção. Em 2014, 43% dos trabalhadores eram do sexo feminino. Nos países centrais, essa participação é mais igualitária, com índices próximos a 50%. O aumento da participação feminina na PEA ganhou impulso a partir da década de 1970. Além disso, muitas mulheres passaram a prover o sustento da família, inserindo-se cada vez mais no mercado de trabalho formal. MOREIRA, J.; SENE. E. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2017, p. 167. Adaptado. A partir da década de 1970, o impulso da participação feminina no mercado de trabalho formal tem como causa a *



A) aumento da proporção de mulheres no total da população e garantias de direitos trabalhistas no Brasil, independente do gênero.

B) atuação dos movimentos feministas que asseguraram a realização de direitos sociais e econômicos para as mulheres.

C) elevada média de escolaridade das mulheres que lhes garantiu mais postos de trabalho e salários melhores em cargos executi-vos do que os dos homens.

D) menor participação feminina em ocupações domésticas e operações de telemarketing que passam a ser praticadas pelos ho-mens.