Explore uma ampla gama de temas e encontre respostas no IDNLearner.com. Junte-se à nossa plataforma para receber respostas rápidas e precisas de profissionais em diversos campos.

Na espermatogênese humana,quantas moléculas de DNA estão presentes no núcleo de cada espermatogônia,cada espermatócito secundário, cada espermatides e cada espermatozóide?​

Sagot :

Resposta:

A espermatogênese inicia-se com as células denominadas espermatogônias. Existem dois tipos de espermatogônias: as espermatogônias do tipo A e as espermatogônias do tipo B. As espermatogônias do tipo A sofrem mitose e originam novas espermatogônias. Já as espermatogônias do tipo B dividem-se e formam o espermatócito primário, o qual sofrerá meiose.

Após a primeira divisão meiótica, os espermatócitos primários originam dois espermatócitos secundários. Os espermatócitos secundários passam, então, pela segunda divisão meiótica e originam as espermátides. No final da meiose, um espermatócito primário dá origem a quatro espermátides. As espermátides, então, passam pelo processo de espermiogênese e originam os espermatozoides.

No processo de espermiogênese, observa-se a formação do acrossomo (vesícula encontrada na região da cabeça do espermatozoide que apresenta enzimas que garantem a entrada do espermatozoide no ovócito secundário), perda de grande parte do citoplasma e desenvolvimento do flagelo, que garante a movimentação eficiente do espermatozoide.

O processo total de formação do espermatozoide (espermatogênese) dura, em média, sete semanas. Ao final da espermatogênese, o espermatozoide é liberado no interior do túbulo seminífero.

Explicação:

Resposta:

Espermatogênese

No processo de espermatogênese, que ocorre nos testículos, são formados os gametas masculinos denominados de espermatozoides.

A formação dos gametas, células responsáveis pela reprodução, é um processo denominado genericamente de gametogênese. Quando o processo ocorre para a formação do gameta masculino, podemos denominá-lo de espermatogênese.

→ Etapas da espermatogênese

A espermatogênese, processo de formação dos espermatozoides, ocorre em três etapas principais: o período de multiplicação, o período de crescimento e o período de maturação.