IDNLearner.com, onde perguntas são resolvidas por especialistas. Pergunte e receba respostas precisas de nossos membros especialistas da comunidade.

Analise o mapa abaixo:



O mapa acima mostra o local de moradia do que o IBGE denomina “população preta e parda”, no município de São Paulo. Poderíamos anexar a essa relação os mapas que reproduzem a localização das faixas de renda no espaço, a taxa de escolaridade, a expectativa de vida, a mortalidade infantil, entre outros. Mas eles apenas reafirmariam o que esse mapa escancara: a) a radical desigualdade social e segregação territorial que compromete as condições de vida, em especial a mobilidade urbana; b) a marca do racismo decorrente de um processo inconcluso de libertação da mão-de-obra escrava e c) a relação disso tudo com um mercado imobiliário altamente especulativo que se realiza, na maior parte das vezes, promovendo um produto de luxo, restrito para poucos. A construção desse cenário envolve uma luta surda e invisível pelos investimentos públicos (ou pela legislação urbanística) responsáveis por agregar valor às propriedades fundiárias ou imobiliárias e decidir os rumos da expansão da cidade onde moram ou irão morar as classes médias e altas formadas por brancos e brancas com maior escolaridade. Outra luta surda e invisível se dá na construção da representação simbólica dessa cidade. O centro expandido de São Paulo representa “a cidade”, ou a cidade do mercado, ou a cidade visível ou a “cidade linda” como a denominou o prefeito do município de São Paulo. O resto é o resto, depósito de gente onde tudo é admitido. E esse “centro” simbólico tem tudo a ver com o mercado imobiliário e a moradia das camadas de rendas média e alta

Disponível em: Acesso em: 28 set. 2019. (adaptado).


Nesse sentido, as questões econômicas e políticas também são encontradas em menor escala, como nas cidades. Desse modo, analise as afirmativas abaixo considerando o conteúdo sobre a importância de compreender o urbano como categoria de análise da Geografia Política e Econômica.

I. Ao analisar o mapa é possível observar o aspecto político e econômico na organização do território do município de São Paulo. Primeiro, pelo fato de que a ocupação desse espaço pela população preta e parda é política e o segundo que a escolha do local de moradia é econômica.
II. A área central do município de São Paulo é onde está concentrada a população preta e parda, isso porque o desenvolvimento urbano deste território condicionou que esses indivíduos fossem marginalizados e moradores dos piores locais na cidade, bem como ausentes dos melhores serviços.
III. A população preta e parda no Brasil ainda vive em condições precárias nos grandes centros urbanos e o município de São Paulo é uma amostra dessa situação. Quando a maior cidade da América Latina exclui essa população para as áreas periféricas, sendo que por meio do mapa é possível observar a maior concentração na região norte do município.

É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I.

Alternativa 2:
II.

Alternativa 3:
III.

Alternativa 4:
I e III.

Alternativa 5:
II e III.


Sagot :

Resposta:

Explicação:

I e III

Resposta:

alternativa 4

Explicação:

apenas I e III corretas.