IDNLearner.com, um lugar para obter respostas rápidas e precisas. Não importa a complexidade de suas perguntas, nossa comunidade tem as respostas que você precisa para avançar.

Embora a expressão “direitos humanos” não apareça nos livros sagrados, é possível encontrar nesses livros as bases para uma teoria dos direitos humanos, cujo fim é o bem supremo. Essas teorias pressupõem a aceitação e a compreensão da revelação de tais direitos. Ao se aceitar a premissa do Antigo Testamento que se refere ao fato de que Adão, o primeiro homem, foi criado à imagem e semelhança de Deus (BÍBLIA, 1976, Gn 1, 27–28), aceita-se que toda a humanidade foi criada à imagem e semelhança de Deus e, por isso, possui um valor superior de dignidade em relação ao restante da criação. Ao aceitar-se a verdade da revelação de que o homem foi criado por Deus, à sua imagem e semelhança, reconhece-se a paternidade de Deus, a condição dos homens de filhos de Deus e irmãos (filialidade e fraternidade) e, portanto, a garantia de direitos. Há, sem dúvida, uma dignidade que deve ser respeitada por conta dessa paternidade e irmandade.



CIGOGNINI, Enir. A existência humana desafiada. In: CIGOGNINI, Enir. Antropologia teológica e direitos humanos. Porto Alegre: Sagah, 2019.





A partir do trecho exposto, verifica-se que a doutrina cristã possui discussões significativas acerca dos direitos humanos. Considerando a perspectiva cristã acerca dos direitos humanos, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.



I. A perspectiva cristã considera que a origem dos direitos humanos se trata de um direito divino.



PORQUE



II. Segundo a perspectiva cristã, os direitos humanos estariam entre as criações de Deus, estando ligados à Ele e aos ensinamentos pregados pela Igreja.



Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

B)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

C)
As asserções I e II são proposições falsas.

D)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

E)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.