IDNLearner.com, a comunidade de troca de conhecimento. Junte-se à nossa comunidade de especialistas para encontrar as respostas que você precisa em qualquer tema.

1- Quando os portugueses foram chegando no continente africano, encontraram habitantes locais. Em que estágio de organização estavam vivendo neste continente?

2 - Qual a relação entre os conflitos internos dos reinos africanos com o mercado de escravos ocorrido no período da expansão marítimo comercial?

3 - Na Europa católica não havia mais escravidão. No continente africano havia esse modo de produção. Como os povos africanos se relacionavam com a escravidão?

4 - Como os portugueses mudaram com a escravidão?

5 - Que consequência os navios negreiros produziram aos homens, mulheres e crianças traficados para as colônias nas Américas?

6 - Que relação podemos encontrar com a cultura construída pelas elites mercadoras de escravos e o atual racismo estrutural?


Sagot :

1. Os povos africanos antes da chegada dos europeus já tinham um sistema organizado em tribos e a distribuição de reinos consolidados pelo território. Por isso, o contato dos povos europeus com os africanos foi inicialmente na forma de conseguir um bom relacionamento com os líderes locais.

2. A escravidão era uma prática já cometida no continente africano. Uma das principais formas de tornar os homens escravos era por meio dos conflitos, onde os perdedores se tornavam escravos.  Por isso, os conflitos entre reinos africanos também alimentava esse mercado de escravos.

3. A escravidão era algo comum no continente africano desde as primeiras grandes civilizações, como Egito e Mesopotâmia.

4. Os portugueses adotaram a escravidão para fornecer a mão-de-obra necessária para desenvolver uma economia produtiva na América.

5.Os navios negreiros não apresentavam condições sanitárias e de subsistência necessárias aos escravos, por isso muitos morriam devido a contração de doenças e disseminação de pragas.

6.O racimo estrutural no Brasil está ligado diretamente com o antigo mercado de escravos, onde os povos de etnia ou descendência africana ficaram estigmatizados e inferiorizados pela sociedade.

Espero ter ajudado, bons estudos!