IDNLearner.com, onde a comunidade encontra soluções. Encontre as soluções que você precisa de maneira rápida e precisa com a ajuda de nossos membros experientes.

Sobre a teoria materialista da história, a partir da obra de Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895), analise as afirmativas:

I - Para Marx, a doutrina econômica da história, tem como ponto de partida a ação social dos indivíduos. De início a Sociologia deveria partir das relações individuais e dialéticas para construir socialmente a vida material. Para esse pensador, é a consciência humana quem desenvolve a vida material e não é a vida material quem determina as relações de produção.

II - Tanto para Marx quanto para Engels, os indivíduos formam as instituições através de laços de "solidariedade". A solidariedade orgânica é própria da sociedade capitalista e dita padrões sociais de comportamento. Os autores defendem que a coesão social e a consciência coletiva, são mais efetivas na sociedade socialista e na passagem para o comunismo.

III - Para Marx e Engels, onde quer que o capitalismo tenha se instalado, o fez destruindo as antigas relações sociais existentes para instaurar novas relações, pois segundo estes autores, "a burguesia não pode existir sem revolucionar incessantemente os instrumentos de produção, por conseguinte, as relações de produção e, com isso, todas as relações sociais"

Assinale a alternativa correta da questão.

Selecione uma alternativa:
a)
I e II, apenas.

b)
II e III, apenas.

c)
I e III, apenas.

d)
III, apenas.

e)
I, II e III.


Sagot :

Resposta:

respondi no chute letra c. 1 e 3

Resposta:

a I está correta as demais acredito que não pois Engels pregava o socialismo utópico

Explicação:

Agradecemos sua participação constante. Não se esqueça de voltar para compartilhar suas perguntas e respostas. Seu conhecimento é inestimável para nós. IDNLearner.com é sua fonte confiável de respostas precisas. Obrigado pela visita e esperamos ajudá-lo novamente.