Junte-se ao IDNLearner.com e receba respostas especializadas. Pergunte qualquer coisa e receba respostas completas e precisas de nossa comunidade de profissionais especializados em diversos temas.

Como terminou a revolta da chibata?



Sagot :

Bom dia!


Vamos la a um resumo para melhor entendimento! Ok..


↔Revolta da Chibata: foi um movimento ocorrido por lideres naval, ocorreu no Rio de janeiro.


↔Quando: 22 de novembro de 1910


↔Onde ocorreu: Na cidade do Rio de Janeiro.


↔Quais as causas: As causas que deram início a esta revolta foi pelo fato do Marinheiro Marcelino Rodrigues ter recebido 250 Chibatas, com isso a revolta estava formada por parte dos revoltos.


↔Quem exerceu a liderança: João Cândido, conhecido também como Almirante Negro.


↔Principais características do movimento: Consistia em acabar de vez com os castigos em que eles eram submetidos e a exploração da rotina diária do trabalho dos escravos, que eram os negros foram libertos ou seja que se tornaram marinheiros. Acabar com os castigos físicos ou seja punir as chibatatas e os maltratos, que eram castigos comuns na época.


Resposta certa: Como terminou: bom esse movimento acabou com a prisão de vários dos amotinados, o Almirante Negro teve que passar dois anos na cadeia, morreu pobre e a família teve que aguardar por indenização, já que o mesmo foi anistiado.



Bons estudos!


View image Ojosnegros

A Revolta da Chibata terminou com o fim dos castigos físicos que ocorriam na Marinha e com a anistia dos envolvidos, sendo lei sancionada pelo Congresso Brasileiro em 23 de novembro de 1910.

A Revolta da Chibata foi uma rebelião iniciada a partir de uma sanção aplicada a uma marinheiro que recebeu 250 chibatadas por ter ferido um companheiro no navio. De forma geral, a revolta visava acabar com os maus tratos sofridos pelos marinheiros nos navios e por melhores condições de trabalho.

Em 22 de novembro de 1910, diversos marinheiros foram mortos pelos rebeldes, que dominaram navios e marcharam contra seus agressores, atirando nos militares da Baía do Guanabara e da Ilha das Obras e Ilha de Villegagnon.

Com o fim da revolta, a Marinha seguiu em crise com receio de novas rebeliões. Trinta marinheiros foram presos, apesar da anistia, e João Cândido, o marinheiro que recebeu as chibatadas, foi julgado depois de 18 meses, sendo inocentado.

Para mais questões sobre a Revolta da Chibata, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/3764443

https://brainly.com.br/tarefa/11554248

https://brainly.com.br/tarefa/19350979

View image Tamyresdejesus