Bem-vindo ao IDNLearner.com, sua plataforma de referência para todas as suas perguntas! Pergunte qualquer coisa e receba respostas informadas e detalhadas de nossa comunidade de profissionais especializados.
Sagot :
Resposta:
a) A reação entre a anfetamina e o ácido clorídrico é dada por C₉H₁₁ - NH₂ + HCl ⇒ C₉H₁₁ - NH₃⁺Cl⁻
b) A concentração de anfetamina e sal no equilíbrio são, respectivamente, 0,0338 mol/L e 0,0021 mol/L.
Reações Químicas
A anfetamina tem como função orgânica principal a amina (R-NH₂), tendo assim características de uma base fraca que ao reagir com um ácido forte, irá receber prótons, como segue:
C₉H₁₁ - NH₂ + HCl ⇒ C₉H₁₁ - NH₃⁺Cl⁻
Ao ser protonada, a anfetamina gera uma carga positiva que é estabilizada pela presença do cloreto (íon negativo). Assim, temos a formação do sal que tem uma característica de ser mais solúvel que a anfetamina.
O pH corresponde a concentração de íons hidrogênio livres no meio. Como o pH desse meio é igual a 11,33, temos na verdade a presença de mais íons hidroxila, cujo pOH é o seguinte:
pH + pOH = 14
11,33 + pOH = 14
pOH = 2,67
Dessa forma, temos que a concentração de íons hidroxilas é:
pOH = - log [OH⁻]
2,67 = - log [OH⁻]
[OH⁻] = 0,0021 mol/L
Considerando a seguinte reação em equilíbrio:
C₉H₁₁ - NH₂ + H₂O ⇒ C₉H₁₁ - NH₃⁺ + OH⁻
Temos que as concentrações dos componentes no equilíbrio são:
• [OH⁻] = [C₉H₁₁ - NH₃⁺] = 0,0021 mol/L
• [C₉H₁₁ - NH₂] = 0,0359 - 0,0021 = 0,0338 mol/L
Explicação:
Valorizamos muito sua participação. Não se esqueça de voltar para fazer mais perguntas e compartilhar seus conhecimentos. Juntos, podemos enriquecer nosso entendimento coletivo. Sua busca por respostas termina no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e esperamos ajudá-lo novamente em breve.