Bem-vindo ao IDNLearner.com, sua plataforma de referência para todas as suas perguntas! Pergunte qualquer coisa e receba respostas informadas e detalhadas de nossa comunidade de profissionais especializados.

Alguns princípios ativos como a codeína, anfetamina, cafeína, quinina, por exemplo, fazem parte de certos medicamentos controlados e também de medicamentos passíveis de serem comprados sem receita. Essas substâncias são aminas e são consideradas bases fracas. No entanto, para melhorar a solubilidade em água, bem como a estabilidade dessas substâncias, comumente, se realiza uma reação com a substância de interesse e um ácido forte, tal como o ácido clorídrico, para gerar um sal. O produto resultante é conhecido como sal de ácido. E por essa razão muitos fármacos são vendidos e administrados na forma de sal de ácido.

Imagine você, profissional da área da saúde, que na sua rotina de trabalho seja preciso empregar essa metodologia, ou seja, transformar, por exemplo, a anfetamina em um composto mais solúvel e mais estável.

Dessa forma, responda as questões a seguir:


Alguns Princípios Ativos Como A Codeína Anfetamina Cafeína Quinina Por Exemplo Fazem Parte De Certos Medicamentos Controlados E Também De Medicamentos Passíveis class=

Sagot :

Resposta:

a) A reação entre a anfetamina e o ácido clorídrico é dada por C₉H₁₁ - NH₂ + HCl ⇒ C₉H₁₁ - NH₃⁺Cl⁻

b) A concentração de anfetamina e sal no equilíbrio são, respectivamente, 0,0338 mol/L e 0,0021 mol/L.

Reações Químicas

A anfetamina tem como função orgânica principal a amina (R-NH₂), tendo assim características de uma base fraca que ao reagir com um ácido forte, irá receber prótons, como segue:

C₉H₁₁ - NH₂ + HCl ⇒ C₉H₁₁ - NH₃⁺Cl⁻

Ao ser protonada, a anfetamina gera uma carga positiva que é estabilizada pela presença do cloreto (íon negativo). Assim, temos a formação do sal que tem uma característica de ser mais solúvel que a anfetamina.

O pH corresponde a concentração de íons hidrogênio livres no meio. Como o pH desse meio é igual a 11,33, temos na verdade a presença de mais íons hidroxila, cujo pOH é o seguinte:

pH + pOH = 14

11,33 + pOH = 14

pOH = 2,67

Dessa forma, temos que a concentração de íons hidroxilas é:

pOH = - log [OH⁻]

2,67 = - log [OH⁻]

[OH⁻] = 0,0021 mol/L

Considerando a seguinte reação em equilíbrio:

C₉H₁₁ - NH₂ + H₂O ⇒ C₉H₁₁ - NH₃⁺ + OH⁻

Temos que as concentrações dos componentes no equilíbrio são:

• [OH⁻] = [C₉H₁₁ - NH₃⁺] = 0,0021 mol/L

• [C₉H₁₁ - NH₂] = 0,0359 - 0,0021 = 0,0338 mol/L

Explicação: