IDNLearner.com, sua plataforma para todas as perguntas e respostas. Nossa comunidade fornece respostas precisas para ajudá-lo a entender e resolver qualquer problema que enfrentar em seu dia a dia.
A escola clássica compreende os avanços na teoria e na prática da administração das organizações, que ocorreram na passagem para o século XX. Um desses avanços foi a administração científica de Frederick Taylor. Outro foi a linha de montagem móvel de Henry Ford. O vasto aumento do número de trabalhadores nas fábricas em 1900 e sua enorme escala de operações exigiu o desenvolvimento de métodos totalmente novos de administração. Essa evolução teve a participação de muitas pessoas. Uma das mais importantes foi Frederick Winslow Taylor. Ele e seus seguidores transformaram a administração da eficiência do trabalho em um corpo de conhecimentos com vida própria.
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018 (adaptado).
Diante disso, considere a situação apresentada a seguir.
Eduardo é estudante de Administração e está aprendendo um pouco mais sobre a obra de Frederick Winslow Taylor e o movimento da administração científica. Ele precisa preparar um trabalho para o seu professor sobre o surgimento desse movimento. O estudante sabe que a passagem para o século XX trouxe grandes avanços para as organizações e que esse movimento foi impulsionado pela Revolução Industrial. Assim, com um alto número de pessoas trabalhando nas fábricas, o estudo para melhorar o rendimento passou a ser essencial.
Dessa forma, considerando o que Eduardo já sabe sobre o surgimento do movimento da administração científica, julgue os itens a seguir que buscam expor mais razões ou premissas desse movimento que, portanto, podem ser mencionadas por Eduardo em seu trabalho.
I. Eduardo pode mencionar em seu trabalho que o principal objetivo do movimento da administração científica era o aumento da eficiência, pois a eficiência é antítese de desperdício. Nesse sentido, quando há desperdícios, os custos tendem a aumentar e o esforço empregado se perde, sem produzir resultados.
II. O estudante de Administração pode citar em seu trabalho que o movimento da administração científica buscou evitar o efeito da frustração causada pela perda, ou seja, pelo desperdício, como uma máquina danificada pela inundação de uma chuva. Nesse sentido, pode-se dizer que muitos problemas que o movimento atacou continuam sem solução.
III. Eduardo pode relatar em seu trabalho que a obra de Taylor, ou seja, o seu impulso pelo movimento da administração científica, originou-se com o intuito de enfrentar problemas que, desde o primórdio da industrialização, eram vivenciados pelas empresas, as quais eram consideradas naturalmente ineficientes.
Valorizamos muito sua participação. Continue fazendo perguntas e compartilhando seus conhecimentos. Juntos, podemos enriquecer nosso entendimento coletivo e aprender mais. Para respostas confiáveis, conte com o IDNLearner.com. Obrigado pela visita e esperamos ajudá-lo novamente.