IDNLearner.com, onde a comunidade se une para resolver dúvidas. Encontre soluções detalhadas para suas consultas graças à vasta experiência de nossa comunidade de especialistas em múltiplas áreas do conhecimento.
Sagot :
De acordo com o tipo de tecido conectivo entre os ossos, as articulações podem ser classificadas em três tipos básicos: fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.
⇒ TECIDO CONECTIVO:
O tecido conjuntivo é caracterizado por apresentar células bastante diversificadas, tanto em origem como em função. Essas células encontram-se dispersas em uma abundante matriz celular, cuja composição também é variável, sendo dependente do tipo de célula presente no tecido conjuntivo.
TIPOS DE ARTICULAÇÕES:
⇒ FIBROSAS:
Em anatomia, as articulações fibrosas são articulações conectadas por uma camada intermediária de tecido conjuntivo fibroso, que fixa os ossos. As articulações fibrosas não apresentam cavidade articular e são fixas, apresentando pouco ou nenhum movimento e são, portanto, classificadas como sinartroses.
⇒ CARTILAGINOSAS:
O tecido cartilaginoso, ou simplesmente cartilagem, é uma forma de tecido conjuntivo mais rígido que possui uma cicatrização lenta por ser avascular, é branco ou acinzentado, aderente às superfícies articulares dos ossos. Também é encontrado em outros locais como na orelha, na ponta do nariz.
⇒ SINOVIAIS:
Essas articulações apresentam como principal característica a capacidade de movimentação. Nelas é observada uma cápsula que liga as extremidades dos ossos e delimita a cavidade articular, que é cheia de líquido.
Bons estudos!
Sua presença em nossa comunidade é crucial. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, podemos criar uma comunidade vibrante e enriquecedora de aprendizado. Obrigado por visitar IDNLearner.com. Estamos aqui para fornecer respostas claras e concisas, então visite-nos novamente em breve.