Encontre especialistas dispostos a ajudar no IDNLearner.com. Encontre a informação que você precisa de maneira rápida e simples através de nossa plataforma de perguntas e respostas, precisa e abrangente.

Os conceitos de reforçamento positivo e reforçamento negativo têm sido tradicionalmente definidos por meio da apresentação e da remoção de estímulos, respectivamente. Michael (1975) questionou essa distinção, afirmando que em inúmeras situações é difícil distinguir tais processos com base em apresentação e em remoção. SANTOS, E. L. N.; LEITE, F. L. A distinção entre reforçamentos positivo e negativo em livros de ensino de análise do comportamento. Perspectivas em análise do comportamento, v. 4, n. 1, p. 9-18, 2013. Sobre os conceitos de reforço positivo e negativo, associe as colunas a seguir: (1) Reforço Positivo (2) Reforço Negativo ( ) Está relacionado a um estímulo aversivo. ( ) Oferta ou estímulo atraente. ( ) Dois processos são relevantes: a fuga e a esquiva. A alternativa que apresenta a sequência correta é: Alternativas Alternativa 1: 2, 2, 1. Alternativa 2: 1, 1, 2. Alternativa 3: 1, 2, 1. Alternativa 4: 2, 1, 2. Alternativa 5: 1, 1, 1. Questão 2 de 10

Sagot :

Resposta:

Alternativa 4:

2, 1, 2.

Explicação:

Reforço positivo: oferecimento de um estímulo agradável ou atrativo após uma resposta comportamental.

Reforço negativo: remoção de um estímulo desagradável ou aversivo após uma resposta comportamental.

No que se refere ao reforçamento negativo, é relevante destacar dois processos importantes: a esquiva e a fuga. O processo de esquiva ocorre quando, depois de um estímulo é condicionado, o sujeito exibe uma resposta reforçadora e esta  acaba por reduzir ou evitar um segundo estímulo, que é igualmente aversivo. Por exemplo, quando o indivíduo vê um raio, a reação ou a resposta emitidaé de tapar os ouvidos, esta é reforçadapor reduzir o segundo estímulo, também aversivo, que é o trovão.

No processo de fuga, existe um estímulo aversivo incondicionado que, quando acontece, o sujeito o evitará com um comportamento de fuga. No caso do exemplo do trovão, o sujeito procura se fechar em um ambiente.