IDNLearner.com, seu guia para esclarecimentos rápidos. Aprenda respostas detalhadas para suas perguntas com a vasta experiência de nossos especialistas em diferentes campos.

Um agente de corpo de bombeiros pilotando uma nave de resgate realizou um voo de reconhecimento numa região em que o solo é plano e horizontal e nao ocorriam ventos durante a operação a nave da corporação sobrevoou a região paralelamente ao solo com velocidade vetorial constante em determinado instante quando a nave se encontrava a uma altura "h" o agente abandonou uma caixa de mantimentos, que passou a cair conforme mostra a figura a caixa manteve a sua velocidade horizontal constante e as suas posições foram marcada em intervalos de tempos iguais

Nesse contexto , considerando-se a nave e a caixa como sendo pontos materiais e os valores mostrados no gráfico como informações relevantes , o tempo que a caixa levou para chegar ao solo e a altura de sobrevoo da nave no instante em que a abandonou são , respectivamente:

a ) seis segundos e 140 metros

b) três segundos e 160 metros

c) seis segundos e 180 metros

d) três segundos e 120 metros

e ) três segundos e 120 metros​


Um Agente De Corpo De Bombeiros Pilotando Uma Nave De Resgate Realizou Um Voo De Reconhecimento Numa Região Em Que O Solo É Plano E Horizontal E Nao Ocorriam Ve class=

Sagot :

A caixa de mantimentos levou 6 segundos para chegar no solo, ao ser arremessada a uma altura de 180 metros. Logo, a letra c) é a correta.

Como funciona um lançamento horizontal?

Em um lançamento horizontal temos um móvel com velocidade horizontal inicial não-nula sendo solto/arremessado horizontalmente até atingir o solo.

Conforme observamos na figura, no ponto C o pacote percorreu uma distância vertical de 20m enquanto o helicóptero percorreu uma distância horizontal d.

Como o helicóptero está com velocidade constante v, teremos:

[tex]v = d/t_C[/tex]

Já o pacote realiza, verticalmente, movimento uniformemente acelerado, logo:

[tex]S - S_o = v_ot_C + gt_C^2/2\\\\20 = 0*t_C + 10t_C^2/2\\\\5t_C^2 = 20\\\\t_C^2 = 4\\\\t_C = 2 s[/tex]

Substituindo na primeira relação que encontramos:

[tex]v = d/2[/tex]

Agora vamos calcular o trajeto inteiro da queda. O helicóptero percorreu no total d + d + d = 3d de distância, com a mesma velocidade v, portanto:

[tex]v = 3d/t[/tex]

Sendo t o tempo total de queda. Substituindo a relação que encontramos anteriormente:

[tex]d/2 = 3d/t\\\\1/2 = 3/t\\\\t = 2*3 = 6s[/tex]

Considerando esse como o tempo total de queda, teremos que a altura h será:

[tex]S - S_o = v_ot + gt^2/2\\\\h = 0*6 + 10*6^2/2 = 180 m[/tex]

Você pode aprender mais sobre Lançamentos aqui: https://brainly.com.br/tarefa/20084283

#SPJ1

View image Marcusviniciusbelo