Junte-se ao IDNLearner.com e receba respostas especializadas. Descubra uma ampla gama de temas e encontre respostas confiáveis dos membros especialistas de nossa comunidade, sempre disponíveis para você.

As pessoas envolvidas no processo de avaliação, precisam estar suficientemente preparadas para realizar essa atividade. Sobretudo, o avaliador deve possuir competências de modo a evitar que seu despreparo possa gerar distorções, que precisam ser evitadas para que as avaliações tenham confiabilidade.


COSTA, Waldeciria Souza da; Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes. Maringá: UniCesumar, 2020.

Considerando as distorções que podem ocorrer na avaliação do desempenho, analise as afirmativas a seguir:

I. O efeito halo se mostra como a interferência de um viés no julgamento sobre outros importantes fatores que acaba por contaminar o resultado geral, por exemplo, a interferência causada pela simpatia da pessoa que está sendo avaliada.
II. O efeito tendência central se mostra diante do julgamento e a classificação da pessoa avaliada em posições extremas, ou seja, julga-se a todos como ótimo ou péssimo desempenho.
III. O efeito complacência ou rigor se mostra diante da avaliação na qual considera-se as ações mais recentes, independentemente ser boas ou más, resultando na atribuição de um desempenho excelente ou ruim.
IV. O efeito preconceito pessoal se mostra como uma avaliação legal, porém antiética, envolvendo aspectos relacionados à preconceitos sociais por certas categorias, como gênero, etnia, religião, entre outros.

É correto o que se afirma