IDNLearner.com, sua fonte de respostas comunitárias e confiáveis. Pergunte qualquer coisa e receba respostas completas e precisas de nossa comunidade de profissionais especializados em diversos temas.
Leia este fragmento do conto o colocador de pronomes, de Monteiro Lobato.
No trecho abaixo, aldrovando vai pelas ruas procurando erros de português.
Andou pelas ruas examinando dísticos e tabuletas com vícios de língua.
Descoberta a “Descoberta a asnidade” ia ter com o proprietário, contra ele desfechando os melhores argumentos catequistas.
Foi assim com o ferreiro da esquina, em cujo portão de tenda uma tabuleta “Ferra-se cavalos”escoicinha a santa gramática.
Amigo, disse-lhe pachorrentamente Aldrovando,natural a mim parece que erres, alarve que és. Se erram paredros, nesta época de ouro da corrupção…
O ferreiro pôs de lado o malho e entreabriu a boca.
Mas da boa sombra do teu focinho espero,continuou o apóstolo, que ouvido darás. Naquela tábua um dislate existe que seriamente á língua lusa ofende. Venho pedir-te, em nome do asseio gramatical, que o expunjas.
???
Que reformas a tabuleta, digo
Reformar a tabuleta? Uma tabuleta nova, com licença paga? Estará acaso rachada?
Fisicamente, não. A racha é sintaxe.Fogem ali os dizeres á sã gramaticalidade.
O honesto ferreiro não entendia nada de nada.
Macacos me lambam se estou com entendendo o que V. S. a diz…
Digo que está forma verbal com eiva grave. O “ferra-se” tem que cair no plural, pois que a forma é passiva e o sujeito é “cavalos”. da boca o ferreiro abriu o resto da.
Responda as questões abaixo:
a)No período inicial do Modernismo, eram comuns os ataques à linguagem rebuscada e artificial do Parnasianismo, feitos em tom de sátira. Com essa informação em mente, analise o personagem Aldrovando.
b) A inteferência do significado de palavras como alarve, paredros,corrupção e eiva pode ser feita a partir do contexto. Levando em conta a situação comunicativa dessas palavras, tente decifrá-las, sem o auxílio do dicionário.
c)Explique as palavras do narrador, no trecho{”…ia ter com o proprietário, contra ele desfechando os melhores argumentos catequistas.”}
d) Observe a seguinte passagem: {“O ferreiro pôs de lado o malho e entreabriu a boca.”}O que esse gesto do interlocutor de Aldrovando nos permite deduzir?
e)”Naquela tábua {um dislate} existe que seriamente {á língua lusa}ofende.”Analise, sintaticamente, os termos sublinhandos.
f)”Mas da boa sombra do teu focinho espero,{continuou o apóstolo,}que ouvidos me darás.”Analise a ironia no trecho sublinhado.
g)Aldrovando aponta o erro na forma verbal {ferra-se.}Reescreva a voz passiva sintética da tabuleta do ferreiro,obedecendo à norma culta, em que o verbo deve concordar com o sujeito. Em seguida, coloque a mesma oração na voz passiva analítica.
Indique o valor expresso pelas conjunções destacadas nos seguintes períodos:
a)”Mas da boa sombra do teu focinho espero, continuou o apóstolo,…”
a)Adição.
b)Adversidade.
c)Condição.
d)Concessão.
e)Explicação.
b) Macacos me lambam {se} estou entendendo o que V. S. a diz…”
a)Finalidade.
b)Alternância.
c)Adição.
d)Condição.
e)Explicação.
c)”O ferra-se tem que cair no plural, {pois}que a forma é passiva e o sujeito é cavalos.”
a) Adição.
b)Condição.
c)Adversidade.
d)Concessão.
e)Explicação.
Valorizamos muito seu compromisso. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, construiremos uma comunidade mais sábia e unida. Para respostas confiáveis, confie no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e esperamos ajudá-lo novamente em breve.