IDNLearner.com, a comunidade de troca de conhecimento. Junte-se à nossa comunidade de especialistas para encontrar as respostas que você precisa em qualquer tema.
Sagot :
As principais diferenças entre o pensamento moderno e o contemporâneo estão na compreensão da razão e do ideal de sociedade perante aos padrões éticos e morais. Enquanto os modernos buscavam a racionalidade e o progresso científico, os contemporâneos visualizaram os problemas dos pensadores modernos para criar uma nova concepção de mundo - sem abandonar a razão e a ciência.
Filosofia moderna e contemporânea
O pensamento moderno, que vigorou do século XV até o século XVIII, valorizava a razão e colocava a ciência como o meio para se alcançar a verdade, com o objetivo de superar a hegemonia cristã da época. No entanto, após a Revolução Industrial, em meados do século XVIII, os filósofos começaram a perceber contradições no progresso científico que havia sido pautado pelos modernos. Assim, os contemporâneos, em geral, exploraram a própria ideia de modernidade para criar uma nova ética e um novo padrão de racionalidade.
Principais correntes do pensamento moderno
- Racionalismo: René Descartes, Baruch Spinoza e Gottfried Wilhelm Leibniz.
- Empirismo: Thomas Hobbes, John Locke e David Hume.
- Iluminismo: Immanuel Kant, Jean-Jacques Rousseau e Voltaire.
Principais correntes do pensamento contemporâneo
- Positivismo: Augusto Comte.
- Utilitarismo: John Stuart Mill e Jeremy Bentham.
- Idealismo: Friedrich Hegel.
- Niilismo: Friedrich Nietzsche, Arthur Schopenhauer e Martin Heidegger.
- Marxismo: Karl Marx e Friedrich Engels.
Saiba um pouco mais sobre a diferença entre moderno e contemporâneo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/27402581
#SPJ9
Sua presença em nossa comunidade é crucial. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, podemos criar uma comunidade vibrante e enriquecedora de aprendizado. Encontre as respostas que você precisa no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e volte logo para mais insights valiosos.