Descubra respostas de especialistas no IDNLearner.com. Junte-se à nossa plataforma de perguntas e respostas para obter respostas rápidas e precisas de profissionais em diversos campos de conhecimento.
O discurso adotado pela Igreja para justificar a escravidão girava em torno da impureza da alma negra, que precisaria de salvação, e do caráter demoníaco das religiões africanas. Um dos principais argumentos usados foi o de que, sendo a escravidão uma instituição já existente na própria África, o transporte dos cativos para a América em nada alterava suas condições de vida, com a vantagem de retirá-los de um meio social pagão, oferecendo-lhes, portanto, uma chance de conhecer a verdadeira religião. Assim, a ideologia transformava a dominação do branco sobre o africano em uma tarefa positiva de evangelização, cujo preço era cobrado na forma de trabalho compulsório. A Igreja teve, pois, uma importância imensa no processo de construção dessa mentalidade coletiva que durante séculos considerou a escravidão uma instituição legítima e moralmente aceitável. Além disso, as ordens religiosas foram elas próprias grandes proprietárias de escravos, segundo nossos estudos, em especial, qual ordem religiosa era possuidora de grande número de escravos?
Valorizamos muito seu compromisso. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, construiremos uma comunidade mais sábia e unida. IDNLearner.com fornece as respostas que você precisa. Obrigado pela visita e até a próxima vez para mais insights valiosos.