IDNLearner.com, um lugar para respostas rápidas e precisas. Nossa plataforma é projetada para fornecer respostas rápidas e precisas para todas as suas consultas importantes.

A palavra Filosofia (philosophia, em grego) apareceu com Pitágoras de Samos (5701/0 a.C. - 497/6 a.C) como forma de saber humano caracterizado pela busca incessante de respostas. Etimologicamente, a palavra Filosofia significa amor ou amizade (philia, em grego) à sabedoria. O filósofo, portanto, seria o amante do saber, um protótipo de sábio, sempre disposto a apontar problemas e propor soluções às diferentes questões da vida e do mundo. Mais tarde, a Filosofia viria a se apresentar como uma espécie de saber discursivo, essencialmente teórico, sobre problemas de natureza metafísica, afastando-se, pouco a pouco, da visão defendida por algumas escolas de um conjunto de princípios voltados para a conquista da vida feliz.



A respeito do processo histórico da filosofia grega, avalie as afirmações a seguir.



Chamamos de período clássico da Filosofia, toda a produção intelectual grega, compreendida entre os anos de 500 a. C. e 338 a. C. e que tem em Sócrates a sua figura mais importante. Historicamente, os gregos viviam em seu período de apogeu econômico marcado pela disputa entre a democracia ateniense e a oligarquia espartana. A Filosofia viu em Atenas o espaço ideal para o seu florescimento, mas foi apenas com Platão, principal discípulo de Sócrates, que atingiu o seu ponto mais alto.


Diferente dos primeiros filósofos, cujo interesse girava em torno da natureza (physis) de questões mais gerais de ordem metafísica, os sofistas eram mestres das artes do discurso. Como profissionais do ensino, cobravam caro pelos seus serviços prestados à educação dos mais jovens que almejavam ingressar na carreira política. A aparente despreocupação com a busca da verdade e o fato de serem, em sua maioria, estrangeiros, constituíram os principais motivos que fizeram da escola sofística uma espécie de antagonista das ideias filosóficas, em especial as de Sócrates.




Fundada por Platão, por volta de 387 a. C., em Atenas, é considerada a primeira escola de Filosofia. Seu principal aluno, Aristóteles, ingressou na Academia com apenas 17 anos de idade e lá permaneceu por 20 anos, vindo mais tarde (em 335 a. C.) a fundar a sua própria escola, chamada Liceu. Devido à influência pitagórica, a Academia de Platão atribuía uma grande importância ao estudo da Matemática e, em seu pórtico de entrada, havia uma inscrição que dizia: “Que não entre quem não souber geometria”.


É correto apenas o que se afirma em.

Opções de pergunta 1:

II


I, II e III


III


I


I e III