Junte-se à comunidade do IDNLearner.com e comece a obter as respostas de que precisa. Encontre a informação que você precisa de maneira rápida e simples através de nossa plataforma de perguntas e respostas.

Dois métodos para se obter o cloro etano e equações químicas

Sagot :

De acordo com a explicação abaixo, dois dos métodos que podem ser usados para a síntese de Cloroetano são a Hidro-halogenação de Alcenos e a Halogenação de Alcanos.

Vamos entender como estes processos ocorrem?

O Cloroetano é o composto constituído por uma cadeia saturada de dois Carbonos (C), estando um deles ligado a um átomo de Cloro, isto é:

[tex]\boxed{\begin{array}{c}Cloroetano\;(C_2H_5Cl)\\{}\\\begin{array}{ccccccc}&&H&&H&&\\&&|&&|&&\\H\!\!\!\!&^\underline{\hspace{10}}\!\!\!\!&C&\!\!\!\!^\underline{\hspace{10}}\!\!\!\!&C&\!\!\!\!^\underline{\hspace{10}}\!\!\!\!&Cl\\&&|&&|&&\\&&H&&H&&\end{array}\end{array}}[/tex]

Existem vários métodos para a síntese deste composto. Nesta resposta, vamos debruçar-nos sobre dois deles:

  • Hidro-halogenação de Alcenos

A reação de hidro-halogenação de alcenos consiste no tratamento, à temperatura ambiente, de um alceno (cadeia de carbono com uma ou mais insaturações duplas) com um haleto de hidrogénio (HF, HCl, HBr ou HI).

Este processo apresenta uma regioseletividade que segue a Regra de Markovnikov (o ião H⁺ tende a ligar-se ao Carbono menos substituído, isto é, ao que estiver ligado a mais Hidrogénios).

A formação de Cloroetano por este método segue a seguinte equação:

[tex]\begin{array}{cccccccccccc}H_2C\!\!\!&=\!=\!=\!\!\!&CH_2&+&HCl&\xrightarrow{Temperatura\;Ambiente}}&H_3C\!\!\!&^\underline{\hspace{18}}\!\!\!&CH_2Cl\end{array}[/tex]

Como, por norma, não evidenciamos as ligações numa equação química, esta deve ser escrita da seguinte forma:

[tex]C_2H_4\;+\;HCl\quad\xrightarrow{Temperatura\;Ambiente}\quad C_2H_5Cl[/tex]

  • Halogenação de Alcanos

A reação de halogenação de alcanos consiste no tratamento, a elevadas temperaturas ou sob irradiação, de um alcano (cadeia de carbono saturada) com Halogénios (F₂, Cl₂, Br₂ ou I₂).

Como todos os Hidrogénios são primários e quimicamente iguais, se controlarmos o tempo de reação podemos minimizar a formação de subprodutos de reação e maximizar a mono-halogenação.

De notar que, devido ao mecanismo radicalar associado a este processo, pode ocorrer a poli-halogenação dos alcanos ou uma formação de cadeias carbonadas de maior comprimento, derivadas da recombinação dos radicais intermediários.

A formação de Cloroetano por este método segue a seguinte equação:

[tex]\begin{array}{cccccccccccc}H_3C\!\!\!&^\underline{\hspace{18}}\!\!\!&CH_3&\xrightarrow{300^\circ C\;,\;Cl_2}&H_3C\!\!\!&^\underline{\hspace{18}}\!\!\!&CH_2Cl&+&HCl\end{array}[/tex]

Como, por norma, não evidenciamos as ligações numa equação química, esta deve ser escrita da seguinte forma:

[tex]C_2H_6\quad\xrightarrow{300^\circ C\;,\;Cl_2}\quad C_2H_5Cl\;+\;HCl[/tex]

Como podemos notar, a síntese por hidro-halogenação de alcenos é um processo mais simples, menos dispendioso e sem produção de produtos indesejados, sendo por isso um dos processos mais utilizados a nível industrial para a produção do Cloroetano.

Podes ver mais exercícios com Reações Químicas em:

  • https://brainly.com.br/tarefa/54542463
  • https://brainly.com.br/tarefa/53240758
  • https://brainly.com.br/tarefa/53104380
View image ShinyComet
Obrigado por ser parte da nossa comunidade. Seu conhecimento e contribuições são essenciais. Volte em breve para continuar compartilhando suas perguntas e respostas. Obrigado por visitar IDNLearner.com. Para respostas confiáveis a todas as suas perguntas, visite-nos novamente em breve.