Encontre respostas para suas perguntas com a ajuda da comunidade do IDNLearner.com. Nossa plataforma de perguntas e respostas é projetada para fornecer respostas rápidas e precisas.

A herança do trabalho fragmentado, já naturalizada em nossas escolas, compõe-se com uma falsa noção de autonomia, manifesta no cotidiano por frases como "fecho a porta de minha sala de aula e faço o que eu achar melhor". A possibilidade de se realizar o trabalho isolada e independentemente, sem nenhuma vinculação com outros sujeitos, não expressa, de modo algum, o que entendemos por autonomia. Expressa, isto sim, a solidão no local de trabalho e a angústia diante de relações marcadas pela subalternidade. GARCIA, Teise de Oliveira Guaranha; CORREA, Bianca Cristina. Desafios à democratização da gestão escolar e a atuação dos professores na escola pública. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 225­ 237, jan./jun. 2009.
No excerto apresentado, as autoras destacam características do trabalho docente, apontando para alguns elementos necessários para a implementação de uma gestão democrática, prevista na legislação como um dos princípios da educação nacional. Baseados na legislação nacional e nos textos produzidos sobre a Gestão Democrática da Educação por pesquisadores da área, afirma-se que

Selecione a resposta:


Sagot :

Resposta:

Para responder corretamente à questão, é necessário considerar a legislação nacional sobre a Gestão Democrática da Educação e os textos de pesquisadores da área. A gestão democrática da educação é um princípio previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e implica na participação da comunidade escolar na tomada de decisões, além da colaboração e interação entre os diferentes sujeitos envolvidos no processo educacional.

A partir do excerto apresentado e das informações sobre a legislação e a literatura sobre Gestão Democrática da Educação, pode-se afirmar que:

A falsa noção de autonomia, expressa pela frase "fecho a porta de minha sala de aula e faço o que eu achar melhor", não corresponde ao verdadeiro sentido de autonomia na gestão democrática. A verdadeira autonomia está vinculada à participação coletiva e à colaboração entre os profissionais da educação e a comunidade escolar.

O trabalho docente isolado e independente, sem vinculação com outros sujeitos, não é compatível com os princípios da gestão democrática. A gestão democrática pressupõe a participação e o envolvimento de todos os membros da comunidade escolar na construção de um projeto pedagógico comum.

A solidão no local de trabalho e a angústia diante de relações marcadas pela subalternidade são indicativos da ausência de uma gestão democrática efetiva, onde a participação coletiva e a corresponsabilidade são elementos fundamentais.

Explicação:

Portanto, a resposta correta é aquela que reconhece a necessidade de participação coletiva e colaboração entre os profissionais da educação, de modo a promover uma gestão democrática efetiva e superar a falsa noção de autonomia como trabalho isolado e independente.

Infelizmente, não foram fornecidas alternativas para a resposta. Se puder fornecer as opções, poderei ajudar a selecionar a resposta correta.