IDNLearner.com, seu guia para esclarecimentos rápidos. Aprenda respostas confiáveis para suas perguntas com a vasta experiência de nossos especialistas em diferentes áreas do conhecimento.

Para Bakhtin (1992), o gênero se define como "tipos relativamente estáveis de enunciados" elaborados pelas diferentes esferas de utilização da língua. Considera três elementos "básicos" que configuram um gênero discursivo: conteúdo temático, estilo e forma composicional. Nas condições de produção dos enunciados e dos gêneros discursivos, inserem-se as intenções comunicativas e as necessidades sócio-interativas dos sujeitos nas esferas de atividade, em que o papel e o lugar de cada sujeito são determinados socialmente. Em cada esfera de uso da linguagem há uma concepção padrão de destinatário a que se dirige o locutor; esse destinatário sempre adota uma atitude responsiva ativa adiante da totalidade acabada do gênero.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

Segundo Bakhtin, há uma relação entre o indivíduo (falante) e o seu objetivo comunicativo, ou seja, a quem pretende atingir. Observando o caráter dialógico dos gêneros textuais, é possível afirmar que:

Os gêneros textuais se constituem como forma comunicativa unilateral, cabendo ao receptor a obrigação de interpretá-los.

Os gêneros textuais são formas mais ou menos estáveis de comunicação que perduram independente do contexto comunicativo.

Os gêneros textuais são mecanismos de comunicação e interação que visam atingir um público amplo de leitores sem distinção de características e espaços comunicativos.

Os gêneros textuais são formas dos textos que se reinventam às diferentes situações, podendo, inclusive, morrer quando não atendem às questões comunicativas de dada época.

Os gêneros textuais são estratégias comunicativas que não possuem características próprias, apenas se diferenciando pelo sistema de comunicação.


Sagot :

Resposta: Os gêneros textuais são formas dos textos que se reinventam às diferentes situações, podendo, inclusive, morrer quando não atendem às questões comunicativas de dada época.

Explicação: Não existe unilateralidade, e sim um diálogo já que há um perfil de leitor para dado texto. Elas não perduram, morrem ou se reinventam com o tempo. Adaptando se aos espaços comunicativos, desenvolvendo carácteristicas diferentes ao longo do tempo e espaço. Sendo assim, possuem características próprias a cada contexto.